segunda-feira, 1 de junho de 2015

Comidas Típicas De Festas Juninas: Bolos De Milho E Fubá

Bom dia, povo lindo! E pra começar o mês de junho, vamos falar sobre comidas típicas juninas? Nossa boca enche-se d'água só de pensarmos, né? (rsrs) Então, para aguçar o paladar de todos vocês, vou postar deliciosas receitas de bolos neste post e iniciar a categoria "Receitas" no blog. Gostaram? Aposto que sim! E fiquem à vontade para pedirem receitas de suas preferências. Ah, também não posso esquecer de dizer que gosto muito de "meter a mão na massa" e arriscar algumas receitas. Gosto até de criar bolos diferentes, porém nada sofisticados. São bolos para acompanhar um cafezinho ou um chá. Eu adoro um bolinho, ele vai bem em toda hora. Na minha casa não pode faltar no café da manhã (rsrs). 
As comidas típicas juninas são diversas, a maioria feita à base de milho e amendoim. Temos as cocadas, o pé-de-moleque, a canjiquinha, a pipoca doce, a maçã caramelada de palito (ou maçã do amor), a pamonha, a queijadinha, o arroz doce com canela, o munguzá, o quindim, os bolos de fubá e de leite, entre outras delícias que comemos nas festas juninas. Quantas delícias einh!
Hoje vou postar alguns bolos de milho e fubá para vocês irem treinando e na festança prepararem um bem delicioso para os convidados.

Bolo De Milho Verde Cremoso

1 lata de milho verde em conserva sem a água, ou 3 espigas raladas
1 1/2 x de chá de leite
4 ovos
3/4x de chá de margarina
2 x de chá de açúcar
1 x de chá de mistura para polenta
1 col de sopa de fermento em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Leve ao forno para assar em uma fôrma untada e enfarinhada, à temperatura de 200° por uns 40min ou até ficar completamente assado. Desenforme e sirva frio ou quente.

Bolo De Milho Cremoso

1 lata de milho verde sem a água
1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite longa vida
4 ovos
1col de manteiga
100g de coco ralado

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea e leve para assar em forno médio, em uma fôrma com furo no meio, untada e enfarinhada. Quando ver que o bolo está ficando durinho, baixe o fogo e deixe assar por mais 20 min. O ideal é não assar muito para que o bolo não perca a umidade.

Bolo De Fubá E Coco Ralado

2x de chá de leite longa vida
1 1/2 x de chá de fubá
1 vidro de leite de coco
3 ovos
2 col de sopa de margarina
1x de chá de queijo parmesão ralado
1 1/2x de chá de açúcar
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado
1 col de sopa de fermento em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em uma assadeira untada e enfarinhada, e asse a 200° até dourar.

Bolo De Fubá Com Chocolate

1x de chá de fubá
2x de chá de açúcar
1/2 x de chá de chocolate em pó
1x de chá de óleo
1x de chá de leite quente
4 ovos
1 col de sopa de fermento em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois despeje a mistura em uma fôrma untada e enfarinhada e leve ao forno, em temperatura média, por uns 30 min ou até você ver que assou.

Nota: Todos os bolos devem ser levados ao forno pré-aquecido. 

Gostaram? Vou preparar um desses também e posto aqui para vocês. Essas receitas são deliciosas, é de comer de joelhos. ;D


2 comentários:

  1. Ahhh que deliciaaaa! sou nordestina e aqui todo mundo faz comida de milho nesse período, é tão bom!!! adoro canjica e pamonha! esse bolo de milho cremoso que vc botou hummmm deve ser delicioso!!!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Karla! Também amo comidas feitas com milho. E esse bolo do qual vc falou é realmente saboroso, pois já fiz e aprovei rsrs. Obrigada pela visita! Volte sempre :D
      Bjssss

      Excluir