quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pequenas Salas, Grandes Decorações


 Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um enorme dilema: como decorar uma sala pequena? Nessa hora ficamos na dúvida quanto à escolha dos móveis, cores da parede, conceito de decoração que se enquadre ao espaço, cortinas e iluminação adequadas, entre outras questões. Enfim, as indagações são diversas, mas cada uma delas pode ser respondida quando se faz um projeto obedecendo os limites de espaço e bom senso. Vamos comigo esclarecer algumas dúvidas?

As salas de estar com estilo sofisticado são bastante procuradas, e, às vezes, o proprietário pensa que por ter  um espaço pequeno para comportá-la, tal estilo não se encaixará. Mas de onde partiu este princípio? A escolha de cortinas e paredes neutras juntamente com cores suaves deixarão o ambiente bem elegante. Lustres candelabros são os ideais para este tipo de décor. Veja como essas pequenas salas ficaram sofisticadas com a escolha correta dos acessórios.(imagens 1 e 2)

Se a proposta é uma "sala glamourosa" o clássico preto nunca falhou e não falhará. A mistura do preto com branco ou cinza não tem erro, e mesmo que o espaço seja pequeno, há sempre truques para que essas cores não venham escurecer o ambiente, como paredes e tapetes claros e uso de janelas e espelhos. Escolher por um sofá em "L" é o ideal nestes casos, pois oferecem mais assentos ao mesmo tempo que descarta o uso de poltronas, o que ocuparia mais espaço. Caso você não costume receber tantas visitas e a família não seja grande, sofás de dois lugares resolvem o problema e economizam espaço. Confira abaixo como esses livings ficaram chiques mesmo sendo compactos.

Quem disse que salas compactas ficam visualmente cansativas quando possuem cores? Gente, isto é mito! E para comprovar minha tese, aqui estão algumas salas com pitadas de cores como o pink, roxo e lilás. Estas matizes de rosa deram uma pitada de ânimo aos ambientes abaixo, e não os deixaram cansativos, mas sim ousados, modernos e charmosos. Alguns detalhes em dourado, além de estarem super em alta, ainda conferem luxo à decor, como o espelho e o vaso da sala a seguir. 

Paredes rústicas são uma pedida inteligente, pois deixam a decoração aconchegante e moderna. Elas integram bem espaços pequenos, e ainda melhor se combinadas com cores alegre e vistosas como  amarelo, pink, turquesa, vermelho ou outra tonalidade de sua preferência. Se sua personalidade combina com o estilo rústico, adote este conceito para sua sala e deixe-a linda e familiar, pois é este o ar que tal conceito imprime. 

O estilo clássico costuma pesar um pouco na decoração. Então se for projetá-lo em uma sala pequena, opte por móveis que tenham cores mais suaves, já que seu design possui bastante informação. Nestas salas abaixo podemos ver a impressão clássica em cada uma delas, mas o ambiente ficou leve e fluido devido à escolha correta das cores dos móveis e demais detalhes. O azul celeste é uma boa pedida para acompanhar este conceito de decoração. Aposte nele e ame o resultado final, pois mesmo sendo pequenas, estas salas ficaram chiques.

Obras de arte sempre elevam o valor visual da decoração. Uma parede lisa, sem adição de uma tela ou quadro não tem nenhuma graça. Tente imaginar esses ambientes abaixo sem suas obras de arte. Seriam ambientes com paredes frias, concordam? Trazer a natureza para dentro de casa também é uma escolha inteligente por dois motivos: melhora a qualidade do ar e embeleza. Então opte por estas ideias e deixe sua pequena sala com grande valor. Todos que entrarem em sua casa serão fisgados pelas quadros e pelas plantas, e nem perceberão o quão pequena venha a ser sua sala. Você sai ganhando em sofisticação e elogios, e ainda acrescenta cor ao ambiente, por mais simples que ele seja.

Integrar home theater e living em uma mesmo espaço e, ainda por cima, pequeno, é um desafio. Mas quem mora em apartamento, geralmente, não tem como fugir dessa integração de ambientes. Mas como para tudo dá-se um jeito, atentar para o teto pode ser uma saída de mestre, pois detalhes em gesso que valorizem a parte alta do ambiente deixa a sala muito mais charmosa, principalmente se houver uma iluminação especial que ascenda o projeto. Uma estante ou painel com design moderno e arrojado, abraça bem a televisão, sem deixar a sala com uma aparência demodê. 

 Fotos: pinterest.com

2 comentários:

  1. As salas são lindas! Eu gosto muito de tons brancos e claros, mas como tenho cachorro o sofá claro acaba ficando muito sujo e até encardindo... Mas que é lindo, isso é!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcela! Sofás brancos são realmente lindos, porém sujam com mais facilidade mesmo. Tenho dois poodles tb e por isso meu sofá é escuro rsrs. Obrigada pela visita! Vi seu blog e gostei muito das ideias. Bjss 😙

      Excluir